A partir daí concluímos que é necessário fazer conhecer uma América Latina que não faz parte dos estudos escolares, sobre a qual se oferece pouca literatura e informação. E, quando muito, abordam dois universos confrontados: o mundo branco europeu em superioridade à cultura negra e indígena. Com a criação do Departamento de Língua e Literatura Hispano-americana, vimos oferecendo a nossa contribuição a estudantes e público em geral, no sentido de uma abordagem mais ampla e pluralista, mostrando o cenário literário hispano-americano contemporâneo de que formam parte escritores como Jorge Luis Borges, Julio Cortazar, Carlos Fuentes, Juan Rulfo, Alejo Carpentier, Miguel Angel Asturias, José Lezama Lima, Gabriel Garcia Marquez, e tantos outros. E observamos que um elemento comum que os une é o desejo de encontrar um sentido da imagem latino-americana.
O processo de aquisição-aprendizagem do espanhol como segunda língua deverá ser sempre o meio ou instrumento da cultura hispano-americana. Aprender o idioma e a literatura nos leva a percorrer um caminho do mito e da épica, da realidade e do desejo. Literatura de fundação, que inaugura a América e os americanos em um espaço maravilhoso, em alia presente, passado e futuro e nos leva a um Mundo Novo: a literatura ibero-americana sendo a criação de outra histórica, que se manifesta através da escrita individual, mas que também propõe a memória e o projeto de nossa comunidade em crise. A literatura é um reflexo da realidade cujos limites são aqueles dessa mesma realidade que não tem limites.
Como objetivo prioritário, o Departamento de Idiomas e Literatura ensina a língua espanhola a partir da diversidade expressiva, da variedade cultural dos países da América Latina, para ser vista e discutida, assinalando certas especificidades da língua no que diz respeito à entonação, vocabulário e expressões idiomáticas no contexto espaço-temporal. Assinamos convenios de cooperação com diferentes instituições para o envio de profissionais nativos, profesores treinados pela Casa Latina para o ensino de idiomas e material necesario, com usso exclusivo do metodo e a metologia cubana. Os profissionais que realicem o curso poderão realizar cursos de inmersão no idioma ou cursos de posgraduação nas diferentes areas profissionais, em universidades no exterior orientados pelo Departamento de Intercambio Cultural e Educativo da Casa Latina.
sexta-feira, 16 de julho de 2010
DEPARTAMENTO DE LINGUAS E LITERATURA
A busca de caminhos para uma promoção mais eficaz da integração e amizade entre os países da América Latina levou a Casa Latina à promoção do estudo e da divulgação da cultura destes países, a partir da história em comum que nos rodeia. Em diferentes projetos institucionais, seja em escolas públicas ou privadas, bem como em universidades, apresentamos a cultura latino-americana de diferentes maneiras, desde canções, poemas, textos literários, cartazes, história dos movimentos sociais espontâneos ou organizados, história social e política etc, e assim pudemos observar que a construção desta identidade é uma vontade de todos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário