sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A Casa Latina em parceria com a La Coperacha do Brasil apresenta a II Mostra de Teatro Sem Fronteiras - 2011

A I Mostra de Teatro Sem Fronteiras foi um evento de alcance internacional produzido pela Casa Latina em parceria com o grupo La Coperacha do Brasil na cidade de Belo Horizonte. Entre os dias 11 e 31 de outubro do 2008.
Apos dois anos a Casa Latina volta a realizar a II Mostra nas diferentes cidades do Estado de Minas Gerais, em conjunto com a La Coperacha de Brasil, a Companhia Candongas e a Associação Ponte entre Culturas e o projeto Espaço Cultural ADAV do Ibirité, contamos também com o apoio do SITRAEMG, e o Centro Cultural Nelson Bordello de BH.
La Coperacha do Brasil é uma companhia teatral que busca pesquisar a linguagem do teatro de bonecos e de formas animadas aliada à atuação cênica baseada numa metodologia do treinamento do ator-manipulador. Buscam também, como fortalecimento da linguagem estética, utilizar-se de outras linguagens artísticas como as artes plásticas e a música. Fundado em 2005, pelo ator e diretor mexicano Héctor Caro, durante a sua permanência em BH, o grupo recebeu, através dele, o respaldo de filial brasileira da companhia mexicana "La Coperacha - el Arte de los Títeres", com quase 30 anos de formação.
O ator Caro iniciou a atividade teatral profissional em 1985, integrando o grupo "El Venero, Colectivo Teatral Independiente, A.C." desde sua fundação até 1999. Trabalhou em qualidade de ator convidado com numerosos grupos teatrais (Compañía de Teatro de la Universidad de Guadalajara, La Coperacha - México, Piedra de Sol, El Circo de la Imaginación). Dirigiu os diálogos do projeto televisivo com bonecos sobre a obra plástica do pintor jalisciense José Clemente Orozco "Puppets of fire" realizado pelo grupo "La Coperacha", co-produzido por ILCE (Instituto Latinoamericano de Comunicação Educativa). Projeto que ganhou o financiamento Rockefeller.
A II Mostra ademais de apresentar espetáculos teatrais, workshops, oficinas, homenagens e diversos eventos de difusão da cultura brasileira e latino-americana, conta uma vês mais com a direção e coordenação do ator e diretor de teatro Hector Caro de México quem está chegando da Venezuela, onde radica a dois anos, e vem realizando um importante trabalho de integração de nossos povos através da cultura e a arte. Caro atualmente é Coordenador do Departamento de Teatro e Artes Cênicas da Casa Latina e representa esta nos diferentes paises da América Latina e Europa.
Confirme a programação.

II Mostra de Teatro Sem Fronteiras
Programação do 10 ao 30 de novembro

Dia 10 e 11 (quinta e sexta) Companhia Candongas na Cachoeirinha Belo Horizonte-MG
de 14h00 as 17h30
• Workshop “O Ator Como Criador de Metáforas”
Treinamento do ator com formas animadas
... Ministrante: Ator e diretor Héctor Caro (México.)

Dia 12 (Sábado)
de 14h00 as 21h00.
14h00 • Bazar321
14h30 • Apresentação da"Radio Esppantosso - Radio Escola Social de Palavra Patetadas Anedotas Noticias Teatro e Outros Simulacros Significativos e Ordinários!"
Uma rádio ao vivo que guia o evento e promete o melhor da musica latina, as melhores entrevistas com os artistas convidados e quadros distintos durante todo o evento.
15h00 • Bate-Papo com os atores da Radio Esppantosso!
16h00 • Apresentação Oficina "O Ator Como Criador de Metáforas"
17h00 • Bate-Papo com Hector Caro (ator e diretor mexicano)
19h00 • Apresentações do monólogo "Divino Pastor Góngora", interpretado por Héctor Caro (México.).

Dia 13 (Domingo)
de 18h00 as 20h00.
Bazar321, Dublagem ao Vivo
17h00 • Apresentação: Matias e o Bolo de Morango (Teatro de Bonecos)

Dia 18 (sexta) Casa Latina - Sitraemg - rua Euclides da Cunha, 14 - Prado, BH
19.30h • Apresentações, em espanhol, do monólogo "Divino Pastor Góngora", interpretado por Héctor Caro (México).

Dia 21 e 22 de novembro Associação Ponte entre Culturas – Espaço Cultural ADAV Ibirite - MG
Dia 21 (segunda)
13h • Workshop “O Ator Como Criador de Metáforas”
Treinamento do ator com formas animadas
... Ministrante: Ator e diretor Héctor Caro (México.)
16h Encerramento.

Dia 22 (terça)
09.30h • Workshop “O Ator Como Criador de Metáforas”
Treinamento do ator com formas animadas
... Ministrante: Ator e diretor Héctor Caro (Méx.)
12.30h Encerramento.
14h00 • Apresentação: Matias e o Bolo de Morango (Teatro de Bonecos)

Dia 26 (sábado) Casa Latina - Restaurante Fonte de Minas, Lourdes BH
20h "Uma noite literária e cultural com Hector Caro", Jantar Gourmet Mexican
o. (Só convidados)

Dia 30 Nelson Bordello Bh
22h Noite Bordelesca: Radio Esppantosso + Bazar + Noite de contos eróticos.


DIVINO PASTOR GONGORA. Temos neste espetáculo, a tragicômica queda de Divino Pastor Góngora, um ator da Nova Espanha do século XVIII, que alcançado fama e reconhecimento popular e na Côrte, é perseguido por um inquisidor obcecado por sua prisão, sob a acusação de ter um estilo de vida luxurioso, que na época se ligava aos artistas de teatro, além de supostamente pertencerem aos círculos de conspiração da independência do México.
Mais tarde em sua cela, Divino Pastor Góngora representa, narra e canta fragmentos de sua alucinante vida teatral, na qual se revela não só um ator virtuoso, mas também um anti-herói divertido, apaixonado e sensual.
Através de uma dramaturgia criativa, que brinca com as unidades de tempo, linguagem, espaço, além do próprio teatro; apresentam-se textos do século XVIII como "El Alcalde Chamorro" de Macedonio Espinosa, texto que foi censurado na época por conter um erotismo exaltado e festivo, bem como algumas canções novo-hispânicas proibidas pela Inquisição.
Apesar de suas referências históricas, o monólogo “Divino Pastor Góngora” é uma montagem contemporânea, que pela natureza de sua temática traz diferentes níveis de representação, levando o ator Héctor Caro, a explorar e expandir sua capacidade criativa, indo da farsa ao melodrama cômico; da atuação naturalista a elaboradas estilizações corporais e vocais.
”Divino Pastor Góngora” é um espetáculo que imagina o mundo do teatro
novo-hispânico e de um de seus atores; uma proposta artística que busca uma reflexão sobre o valor lúdico, erótico e libertário do teatro daquela época e da atualidade.
Em 2003, ”Divino Pastor Góngora” ganhou seis prêmios na “Muestra Estatal de Teatro” em Jalisco, no México, organizada pelo Ministério da Cultura.

FICHA TÉCNICA:
Dramaturgia: Jaime Chabaud
Atuação: Héctor Caro
Direção: Javier Serrano
Música original: Winkler Rommel
Cenários: Manuel Luis Aguilar “Mosco”.
Produção: “La Coperacha – El arte de los títeres AC” (México) e “La Coperacha do Brasil”.
La CASA LATINA lo invita a la:
CENA GOURMET MEXICANA
La Casa encierra el II Festival de Teatro Sin Fronteras- 2011 con cena en homenaje al autor y coordinador del Festival Hector Caro, actor y director mexicano, con quien tendremos una agradable charla, donde nos contará sobre su trabajo en su más reciente permanencia en Italia y Venezuela, así tambien conocermos maś sobre la cultura mexicana y degustaremos una sabrosa cena con platos tipicos sugeridos por Caro.
Contamos con su presencia.
Sabado 26 de noviembre a las 8pm.
Confirmaciones y reservas: 031-91550023

Nenhum comentário: